quarta-feira, abril 11, 2012

É possível um sorriso mais jovial?


             Os cuidados com a saúde e, principalmente, com a aparência do corpo é um fato bastante observado na sociedade contemporânea. A Ciência cada vez mais procura satisfazer os anseios e as necessidades das pessoas para que as mesmas possam gozar de uma boa saúde, e possam desfrutar da jovialidade por mais tempo. Meios não faltam para promover o rejuvenescimento, sejam através de dietas alimentares e exercícios físicos até cirurgias plásticas, proporcionando a melhoria da estética corporal e devolvendo a auto-estima e o bem-estar.
             Por outro lado, o sorriso que constitui o nosso cartão de visitas e é parte fundamental da estética facial pode ser alterado em suas características ao longo dos anos e apresentar-se com um aspecto “envelhecido”. Muitas vezes, preocupamo-nos demasiadamente com o nosso corpo para manter-nos jovens e esquecemos que o sorriso pode revelar a nossa idade ou se estamos dispensando os cuidados devidos às estruturas bucais. Dessa maneira, assim como o corpo, os dentes e a gengiva também necessitam de medidas preventivas em termos de higienização e de avaliação odontológica periódica, a fim de mantê-los com uma aparência jovial e saudável. As alterações dentárias decorrentes do envelhecimento envolvem entre outros fatores: diminuição do tamanho do dente, desgaste, modificação da cor e mudança na posição do dente ou falta de alinhamento. Geralmente, as causas que levam ao desequilíbrio estético bucal estão relacionadas com os hábitos alimentares, o uso de fumo e de bebidas e às más oclusões.
            Ter um sorriso agradável depende basicamente da aparência dos elementos dentários e gengivais sob os padrões de beleza estrutural, examinando-se as relações existentes entre os dentes e os lábios e, sobretudo, de sua integração de forma equilibrada na composição da face. Uma análise do sorriso, mais especificamente dos dentes, é feita avaliando-se vários aspectos referentes à forma, tamanho, disposição, cor, proporção etc. Por exemplo, pode-se observar a composição harmônica dentária durante o sorriso pelo curso das bordas incisais dos dentes ântero-superiores (imaginemos uma linha contínua tocando todas as bordas dos dentes) que acompanha a curvatura do lábio inferior. Quando não ocorre esta disposição, podemos ter duas situações:
      1ª) A linha que toca as bordas dos dentes é reta e não acompanha a curvatura do lábio inferior; neste caso, há um desgaste e diminuição do tamanho dos elementos dentários anteriores. Esta situação é comum nos casos de bruxismo.
      2ª) Falta de alinhamento em virtude de um dente estar girado ou mais curto que o do lado oposto, ou estar ligeiramente sobreposto.
         Para corrigir o sorriso, tornando-o mais harmônico e agradável aos olhos do paciente, os profissionais recorrem às várias técnicas da Odontologia Estética englobando áreas como a Dentística, a Ortodontia e a Periodontia. Assim sendo, os tratamentos disponíveis que podem restaurar a jovialidade do sorriso são o clareamento dental, os ajustes cosméticos, a terapia ortodôntica, as coroas e facetas de resina ou porcelana, as resinas compostas e a cirurgia cosmética gengival. Tais procedimentos têm indicações específicas a depender do caso, conforme a avaliação do dentista e as expectativas do paciente.                     
       O sorrir representa a forma mais primitiva de comunicação e revela primariamente alegria ou felicidade. Estudos comprovam que rir faz bem à saúde e nos rejuvenesce. Além disso, um sorriso agradável realça a beleza da face, cria uma empatia e melhora as relações sociais, ampliando as chances de sucesso no mundo atual.
                                                Dra. Wanessa Aras