domingo, dezembro 13, 2009

Prevenir: Uma Atitude Saudável!!

         Ultimamente, o termo "prevenção" tem sido o mais utilizado na área de saúde seja no campo da medicina ou da odontologia. Saber como prevenir as doenças do nosso corpo é tão importante e, até mesmo, essencial para a manutenção do bem estar mental, físico e social. Os cuidados que dispensamos a nós mesmos repercutirão na qualidade de vida e nos proporcionarão estrutura para suportar as adversidades e pressões do dia a dia.

         A prevenção na odontologia acompanha todas as fases da vida de um indivíduo, não se restringindo à época do diagnóstico de alguma alteração bucal, por exemplo, cáries ou doença periodontal. O tratamento preventivo começa durante a gravidez, época em que as gestantes, devido às alterações sistêmicas e ao descuido com a higiene oral, apresentam problemas periodontais e cáries. Por outro lado, sabe-se que se a mãe apresenta lesões de cárie, ela pode transmitir para o bebê bactérias cariogênicas e este também passará a ter a doença. Assim, estas pacientes deverão receber orientações sobre dieta, higienização dos dentes e da língua e, se for o caso, tratamento odontológico adequado. Após o nascimento do bebê, mesmo antes da erupção dos dentes de leite, é necessário fazer a limpeza bucal de acordo com as recomendações do dentista. Os cuidados continuam e devem ser intensificados ao nascerem os primeiros dentes, principalmente no que diz respeito à alimentação. É fundamental que a criança tenha sempre o acompanhamento do dentista para que possa prevenir o surgimento de cáries muito comuns na época da erupção dos dentes (de leite ou permanentes). E além disso, possa diagnosticar e tratar precocemente os fatores que poderão levar às más oclusões (quando os dentes encontram-se apinhados ou fora de posição etc) e possíveis anomalias dentárias, avaliando-se o desenvolvimento da dentição infantil. 

     O adolescente, por sua vez, requer uma avaliação odontológica periódica por conta de hábitos alimentares prejudiciais aos dentes, como, por exemplo, consumo frequente de doces, biscoitos e refrigerantes sem realizar a devida higienização oral, o que contribui para o aparecimento das cáries. Muitos jovens utilizam aparelhos ortodônticos e devem ser orientados no sentido de adotar medidas corretas para a limpeza bucal diária.

         Os cuidados odontológicos ao indivíduo adulto não diferem dos demais em termos preventivos, ou seja, controle da dieta, higiene bucal e visitas regulares ao dentista. Entretanto, outros fatores presentes em boa parte da população adulta podem interferir na saúde bucal como o uso intenso do fumo, alto consumo de bebidas alcoólicas e hábitos parafuncionais (bruxismo, apertamento etc) em função da existência de contatos prematuros patológicos, ausência de dentes ou stress. Dessa forma, o tratamento dispensado pelo profissional terá como objetivo solucionar os problemas bucais e conscientizar o paciente para a prevenção e a correção de hábitos maléficos. E finalmente, os idosos que são mais comumente afetados por doenças periodontais, necessitando por isso de tratamento específico, avaliação das próteses existentes e recomendações sobre higiene oral. Ocorrem nesta fase também cáries situadas na raiz do dente porque as recessões gengivais (que ocorrem quando a gengiva regride) deixam a superfície radicular exposta à ação das bactérias. Um outro fato que podemos constatar nesta fase é a dificuldade de coordenação motora, o que impossibilita ao idoso fazer uma escovação de maneira eficiente. Neste caso, o dentista orientará sobre a melhor forma de realizar a limpeza bucal.

         A odontologia preventiva nos permite atuar de forma específica e individualizada em todas as etapas da vida, sempre observando as peculiaridades existentes em cada época com o único propósito de preservar a saúde das estruturas orais (dente, gengiva e osso). Portanto, devemos adotar, como hábitos benéficos ao lado de exercícios regulares, alimentação balanceada e cuidados com o corpo, maior atenção à saúde bucal, para desfrutarmos de uma melhor qualidade de vida. Afinal, prevenir é uma atitude saudável !!!

Dra. Wanessa Aras

Nenhum comentário: