segunda-feira, abril 02, 2012


Como escovar bem os dentes
                                                                                  
       Esta é uma pergunta comum a muitas pessoas, não importando qual seja sua classe social. Muitas vezes, deixam de expor suas dúvidas ao dentista sobre a higiene bucal por vergonha e até mesmo por falta de motivação. Entretanto, é um fato comprovado cientificamente, que um dos fatores responsáveis pela instalação e desenvolvimento das doenças cárie e periodontal (gengiva) é a formação da placa bacteriana que ocorre devido, entre outros aspectos, a uma escovação inexistente ou deficiente. O ato de escovar corretamente remove a placa que se deposita nas superfícies dos dentes e na região de contato do dente com a gengiva após a ingestão de alimentos. Por isso, sabermos como realizar uma boa higienização é um passo decisivo não apenas como medida auxiliar ao tratamento odontológico, mas sobretudo para a prevenção das doenças.
         Para limpar bem os dentes é necessário observar o tipo de escova, a maneira como escovamos e as características do creme dental. A escova ideal deve ter cerdas macias ou extra-macias e pontas polidas e arredondadas para evitar o desgaste dos dentes e para não machucar a gengiva. Quando fazemos uso de escovas duras, além de danificar o esmalte do dente e de ferir a gengiva, elas provocam sensibilidade dentária devido ao desgaste e retração da gengiva (a gengiva retrai, expondo a raiz do dente). É importante frisar que existem escovas apropriadas para determinados pacientes, como por exemplo, portadores de aparelhos ortodônticos, próteses fixas e próteses totais ou dentaduras e indivíduos que apresentam alguma dificuldade motora. Nestes casos, é recomendável buscar orientação ao profissional dentista a fim de que possa indicar a escova adequada.
          Na verdade, muitas técnicas de escovação elaboradas são capazes de remover a placa bacteriana. Porém, uma técnica bastante simples e eficaz pode ser adotada:
1.      Pegue a escova e incline-a um pouco. Faça movimentos de varredura no sentido da gengiva para o dente em todas as unidades dentárias.
2.      Em seguida, faça movimentos circulares englobando as arcadas superior e inferior.
3.      Posicione a escova verticalmente para limpar a parte interna dos dentes da frente, superiores e inferiores.
4.      Com a escova no sentido horizontal, passe sobre a região oclusal (é o local onde o dente superior toca o dente inferior) dos dentes de trás.
5.      Finalmente, escove a língua, onde a placa se deposita (geralmente, a região da língua onde há placa bacteriana se mostra esbranquiçada) e pode ser a causa do mau hálito.

          O ideal é que, após cada ingestão de alimentos, refeição ou lanche, seja feita a higienização bucal. No entanto, o cotidiano do trabalho, estudo ou outras ocupações dificulta um pouco as pessoas efetuarem a limpeza, se bem que é possível a higiene bucal, se assimilarmos o hábito, bastando para isso que tenhamos em mãos, uma escova tipo viagem, pasta e fio dental. A escovação deve ser feita, no mínimo, três vezes ao dia, pela manhã, após o almoço e à noite, depois do jantar ou antes de dormir. Não adianta escovar rápido. Recomenda-se que a escovação à noite, principalmente, seja caprichada e um pouco mais demorada. Afinal de contas, durante o sono a produção salivar diminui e com isso, reduz-se a capacidade da saliva de limpar as superfícies dentárias.
          O creme dental ou dentifrício é muito efetivo juntamente com a escova na remoção da placa bacteriana (alguns autores afirmam que esta remoção pode chegar a 70%). Muitas pessoas desconhecem a quantidade adequada de pasta a ser colocada. A melhor maneira é colocá-la no sentido transversal das cerdas, ao invés de pôr a pasta em toda a extensão da escova. Assim, teremos menor quantidade de pasta. Para crianças pequenas, o equivalente a um grão de ervilha é suficiente. Existem, no mercado, algumas pastas denominadas anti-cárie, anti-tártaro e anti-placa. A anti-cárie contém flúor, e a anti-tártaro além do flúor contém ainda substâncias que reduzem a formação de tártaro. Deve-se esclarecer que os dentifrícios anti-tártaro não removem cálculo dental (placa bacteriana endurecida) mecanicamente, o que é feito pelo dentista. Esta pasta apenas interfere em sua formação. E por fim, a pasta anti-placa que contém substâncias antimicrobianas.
          Para finalizar a limpeza, deve-se utilizar o fio ou fita dental diariamente. Sem dúvida, é tão importante quanto a escova. Pois, somente com o fio dental podemos retirar os resíduos alimentares das superfícies laterais dos dentes, onde a escova não alcança. Pequenos sangramentos podem ocorrer no início do uso do fio/fita dental, o que é normal. Com o uso, esses sangramentos devem cessar. Caso contrário, consulte o profissional dentista.
          Seguir as recomendações de higiene bucal e visitar o dentista a cada 6 meses são atitudes positivas que promovem a saúde e o sorriso!!!!!
                    Dra. Wanessa Aras

Nenhum comentário: