domingo, abril 08, 2012

A Páscoa e o Sorriso

Queridos amigos,
Publico matéria assinada pela Associação Brasileira de Odontologia (http://www.abo.org.br/saladeimprensa/2012/saladeimprensa2012-3.php) que faz um importante alerta aos consumidores vorazes de chocolates. Feliz Páscoa!!! 
Dra. Wanessa Aras
Semana da Páscoa, semana da cárie. Previna-se!
Você sabia que bastam apenas 15 minutos para que a placa bacteriana comece a agir na boca? Por isso, na Páscoa, quando a celebração da vida tem como símbolo ovos de chocolate, é preciso não descuidar da saúde bucal.
O consumo de chocolate é cada vez maior no Brasil. O País já se tornou o terceiro maior produtor mundial do produto, atrás somente dos Estados Unidos e da Alemanha. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Cacau, Chocolate, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), em 2010 (último levantamento), foram consumidas 562 mil toneladas do doce. Na Páscoa, as vendas crescem bastante. Mas o hábito de comer chocolate, se não estiver acompanhado de uma boa higienização bucal, aumenta o risco de cárie, transformando o prazer em doença e sofrimento. Com a aproximação da data, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO Nacional) alerta para os riscos do consumo exagerado de açúcar sem os devidos cuidados com a saúde bucal.

A Semana Santa combina com chocolate. Não dá para abrir mão desse prazer. Para não estragar a Páscoa e manter a saúde bucal mesmo com a alta ingestão de chocolates e guloseimas, é importante não descuidar da limpeza da boca. Você sabia que bastam apenas 15 minutos para que a placa bacteriana comece a agir? Por isso, qualquer ingestão de alimento precedida de mastigação, especialmente as de produtos ricos em sacarose, aumenta o risco de cárie se não acompanhada da escovação dos dentes e do uso de fio dental. Sendo assim, a escovação precisa ser feita até 15 minutos depois de o chocolate ser ingerido, especialmente antes de dormir, já que o fluxo salivar, que ajuda na limpeza, diminui durante o sono.

Escolha do chocolate
A escolha do chocolate também é importante para a saúde bucal. Os meio amargos e ao leite têm menos açúcar e oferecem menos “matéria-prima” para as bactérias da boca produzirem o ácido que causa a cárie. Os chocolates sem recheio também são menos prejudiciais, pois grudam menos no dente e são mais fáceis de serem removidos.
Por falar nisso, quem usa aparelho ortodôntico deve redobrar o cuidado, pois as peças coladas nos dentes, os anéis cimentados nos posteriores, fios e acessórios fazem com que aumentem as áreas de retenção dos alimentos, provocando, assim, maior acúmulo de placa bacteriana. Para estes casos, os especialistas recomendam uma escovação ajustada individualmente pelo cirurgião-dentista. A escovação em vai-e-vem deve ser evitada, pois machuca a gengiva e provoca erosão nos dentes. Já os movimentos no sentido da gengiva para os dentes ajudam a remover a placa e a manter a gengiva saudável.
Apesar dos riscos que seu consumo exagerado acarreta à saúde bucal e a qualquer dieta, o chocolate também proporciona benefícios ao organismo. Com seu alto poder oxidante, estimula a produção do neurotransmissor feniletilamina, combate a insônia, e dá a sensação de bem-estar. Por isso, a tradição de comer ovos de chocolate na Páscoa pode ser mantida e pode ser saudável, mas é importante não descuidar da saúde bucal!

Nenhum comentário: