segunda-feira, abril 09, 2012


                                    Facetas Diretas de Resina Composta:

                                  Uma alternativa na Odontologia Estética


          A evolução dos materiais dentários tem permitido ao dentista uma gama de recursos e procedimentos restauradores que atendem às diferentes necessidades e expectativas dos pacientes. Cada vez mais, é possível adotar técnicas mais conservadoras ou menos invasivas às estruturas dentárias (com pouco desgaste), o que propicia sobretudo a saúde e a estética do sorriso.

          Dentre estes materiais, encontram-se as resinas compostas, as quais possuem a grande vantagem de poder reproduzir a cor do dente natural. Além de promover a correção de alterações na cor, seja no dente ou em restaurações antigas de resinas, também corrigem as alterações no formato ou na posição do dente. Isto possibilita a recuperação do equilíbrio estético e/ou funcional perdido devido, por exemplo, à má formação dentária no caso dos dentes conóides. Dessa forma, as resinas são utilizadas para a confecção de facetas diretas. Uma outra vantagem é que representam uma alternativa no tratamento estético em virtude do seu custo ser inferior ao da técnica com facetas indiretas de porcelana.

         A técnica da faceta direta requer pouco desgaste na superfície do dente, onde são aplicadas camadas de resina composta que após escultura e acabamento propiciará um resultado estético mais satisfatório. Esse tipo de restauração é realizado pelo dentista e pode ser feito em uma única sessão. Diferentemente das facetas indiretas, que são confeccionadas no laboratório e necessitam de mais sessões para o seu ajuste. De acordo com estudos clínicos, as facetas diretas de resina apresentam uma longevidade ou tempo de vida útil em torno de 4 a 8 anos, a depender do tipo de alimentação, uso ou não de fumo e dos cuidados de higiene oral. Suas principais indicações englobam: dentes com alterações de cor; dentes mal posicionados (tortos); dentes tratados endondonticamente e com mudanças de cor; dentes fraturados; dentes pequenos ou conóides; dentes com amplas lesões de cárie; dentes afetados por fluorose (manchas brancas visíveis); e, para fechamento de diastemas (um dente encontra-se afastado do outro), como opção ao tratamento ortodôntico.

           A rapidez no preparo, a estética e a boa relação custo-benefício das facetas diretas de resina composta são aspectos positivos a serem considerados no planejamento estético, conferindo ao profissional dentista observar as indicações desta técnica e principalmente, os anseios do paciente na busca de um sorriso mais belo.

                                                                                  Dra. Wanessa Aras

Nenhum comentário: