domingo, abril 08, 2012



A ODONTOLOGIA ESTÉTICA
       Os cuidados com a aparência nunca esteve tão em alta como nos dias atuais. Afinal, seja em um ambiente profissional ou social uma boa aparência é sinônimo de status, auto-estima, beleza e sucesso. Ao lado da busca do ideal de beleza, muitos recorrem aos tratamentos dentários com o propósito de corrigir imperfeições e com isso, embelezar o sorriso. Objetivando atender aos anseios é que surgiu a Odontologia Estética, uma área da Dentística que compreende procedimentos diversos, os quais buscam proporcionar ao paciente um sorriso mais harmônico e condizente com suas características “biopsicofaciais”. 
        A “Estética do Sorriso” mais especificamente engloba a região dos dentes e gengiva que expomos quando falamos ou sorrimos e representa o nosso cartão de visitas. Quando ocorre uma falta de harmonia ou de estética no sorriso, muitas vezes torna-se um problema que constrange e reprime as pessoas. Por isso, o tratamento odontológico não apenas se resume à recuperação estética e funcional dos dentes, mas vai além ao proporcionar a satisfação e elevar a auto-estima do paciente.
        Dentre os vários procedimentos estéticos podemos citar o clareamento dental, as restaurações estéticas (resinas e facetas laminadas), as próteses adesivas e os implantes osseointegrados.
       Os agentes clareadores, por exemplo, nos permitem clarear dentes escurecidos e deixar dentes naturais mais brancos em minutos, tornando a face do paciente mais atraente e melhorando significativamente a sua auto-estima. O Clareamento Dental, como é chamado o método que utiliza agentes clareadores, é uma técnica conservadora com eficácia comprovada que pode ser aplicada isoladamente ou em associação com tratamentos restauradores. A seleção da técnica leva em conta, principalmente, a causa do manchamento ou escurecimento.
       Com as resinas de fórmula avançada foi possível reproduzir com perfeição cores e outras características da estrutura dental natural, criando restaurações altamente estéticas. Estes materiais, também favorecem a resolução simplificada de diversos casos de diastemas (são os casos em que os dentes encontram-se pouco ou muito afastados um do outro), dentes conóides (são dentes que devido à sua má formação apresentam-se de tamanho e forma diferentes de um dente normal), má posição dental (quando o dente está fora da posição habitual) e dentes fraturados. Além disso, as resinas têm sido aplicadas também em dentes posteriores em substituição ao amálgama. As facetas laminadas, por sua vez, são restaurações colocadas na parte vestibular (frontal) dos dentes. A depender do caso, podem ser feitas com resina (diretamente na boca), resina preparada em laboratório, ou ainda com porcelana. A faceta laminada é recomendada após o clareamento ter sido realizado sem sucesso ou em dentes com severa alteração de cor. Também está indicada em dentes excessivamente restaurados na face frontal e nos casos em que há a necessidade de recuperar as características anatômicas de dentes malformados.
        E para finalizar, existem as próteses adesivas e os implantes, estes últimos constituem-se em uma moderna solução no planejamento protético de pequenos e grandes espaços edêntulos (sem dentes) anteriores ou posteriores. As próteses adesivas requerem mínimo desgaste dental, o qual é necessário para a colocação e ajuste da prótese. Enquanto que os implantes são colocados de forma cirúrgica nos espaços, substituindo os elementos dentais ausentes, e, por conseguinte, proporcionam resultados estéticos excelentes além de melhor higienização dos tecidos moles e duros da boca.
       Preservar a saúde dos dentes e das estruturas que os rodeiam como a gengiva e o osso através da higiene bucal diária é um aspecto fundamental a ser levado em conta no tratamento estético. Portanto, a Odontologia Moderna através dos avanços tecnológicos disponíveis oferece diversos recursos para a reabilitação oral estética e funcional. E o que é mais importante, devolve ao paciente a harmonia e a beleza que se revelam pela energia contagiante de um sorriso.
                    Dra. Wanessa Aras

Nenhum comentário: